Transformação digital e os impactos para a gestão de preços

Artigo elaborado pelo sócio fundador da Quantiz – Frederico Zornig

A pandemia, mais do que qualquer outro fator recente, forçou muitas organizações a aumentar o investimento em TI e priorizar iniciativas de transformação digital. Nos últimos anos, essa transformação digital avançou em um ritmo relativamente lento na maioria das empresas, com foco principalmente na melhoria de armazenamento e integração de dados. Então o COVID-19 apareceu, forçando os líderes das organizações priorizar iniciativas de TI e aumentar os investimentos em soluções mais tecnológicas.

Fato é que com a disparada do e-commerce, trabalho remoto, demanda mais volátil, mudanças de perfil de consumo e preferências do consumidor, rupturas em cadeias logística, entre outros, obrigaram as organizações a tomarem medidas dramáticas para, pelo menos, manter os negócios à tona, o que, em última instância, significava priorizar as demandas dos clientes em meio a “lockdowns” causados pela pandemia.

As empresas enfrentaram incertezas e instabilidade sem precedentes ao longo de 2020, com iniciativas e investimentos focados em retornar os negócios a um nível quase normal ou, ao menos, manter alguma estabilidade financeira. Em 2021, com os desafios da pandemia ainda presentes, mas com maiores limites de orçamento ou explosão dos custos de matérias primas e equipamentos importados, afetando os CAPEX das organizações, estas precisarão rever seus planos e partir para soluções “mais simples” usando melhor a tecnologia incorporada e disponível para tornar suas organizações mais resilientes. E nesse “mais simples” podemos incluir e sugerir uma completa revisão de posicionamento de preços, nova segmentação de clientes, mudanças de políticas comercias e outras ações associadas à preços e gestão da receita.

Com tanta mudança no cenário de oferta X demanda, impactos na renda e no consumo, migrações de canais de vendas, alteração da sensibilidade à preços pelos consumidores, imaginar que mantendo esses fatores como estavam antes da COVID-19 não faz o menor sentido! Mercado mudou e muito. Portanto, como nos ajustamos ao novo cenário?

Para auxiliar muitas empresas nessa transformação digital, com soluções relativamente “simples” se comparadas a outras possíveis iniciativas e com potencial de impacto enorme, a Quantiz têm trabalhado com tecnologia para auxiliar nossos clientes com uma integração de dados em uma ferramenta em nuvem, que podemos considerar um data lake sobre clientes, produtos, vendas, etc. Vem equipada também com uma série de análises estatísticas que viemos desenvolvendo ao longo dos anos, permitem a identificação de insights para tomada de decisões de negócios e preços rápidas e ágeis. Lembrando que integração de dados e análises estão sempre listados como algumas das principais tecnologias que as organizações priorizarão daqui pra frente. Nessa direção, alguns de nossos últimos projetos têm entregado ferramentas integradas e dinâmicas de análises, modelagem e gestão de preços utilizando o melhor da tecnologia de aprendizado de máquina em nuvem.

Finalizando, uma das grandes lições que pudemos aprender nessa crise sanitária sem precedentes foi a necessidade de resiliência diante de situações críticas e imprevisíveis. Os executivos que tiveram sucesso investiram em tecnologia digital e avançaram anos em poucos meses. Ninguém pode prever com certeza o que acontecerá a seguir, mas sigo acreditando que cada vez mais a tecnologia é que irá permitir que as empresas sejam mais resilientes diante das incertezas e volatilidade do mercado.

A Pandemia, mais cedo ou mais tarde irá passar! Mas a realidade do mercado será outra. Estão prontos para ela?

Compartilhe

Publicações mais lidas

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.