Gestão estratégica de preços

Artigo elaborado pelo sócio fundador da Quantiz – Frederico Zornig

Para qualquer empresa atingir um estágio em que estará fazendo uma Gestão Estratégica de Preços alguns pilares fundamentais precisam existir de forma estruturada e por alguns anos, no mínimo.

Possuir processos robustos para definição de estratégias, políticas comerciais por canal, segmentação de clientes, pesquisas de valor percebido, sistemas para suporte à decisão e execução do que foi planejado, remuneração alinhada com objetivos
estratégicos, entre outras atividades, não são tarefas fáceis ou simples de se estruturar.

Lamentavelmente, muitos líderes de organizações ainda veem preços como algo tático ou trivial, coisa que um bom mark-up resolva ou que basta seguir o preço do concorrente que está resolvido. Infelizmente, para muitas empresas, decisões de preços, não merecem a atenção da alta gerência (Diretores, CFOs e Presidentes).

Trabalho com pricing e gestão da receita há mais de vinte anos, vinte e dois anos para ser mais preciso. Participei de transformações empresariais baseadas em uma gestão estratégica de preços que permitiu companhias mudarem de patamar em termos de reconhecimento de marca, Market-share, rentabilidade, posicionamento de preços no mercado, Pricing Power entre tantos outros benefícios.

Portanto, acredito estar em posição de recomendar que todas as organizações, se ainda não o fazem, que comecem a dar um peso cada vez mais estratégico para sua gestão de preços. É uma alavanca com potencial enorme para melhorar o desempenho empresarial tanto quanti como qualitativamente.

Para finalizar, quero convidar todos a repensarem a importância estratégica que estão realmente dando à gestão de preços em suas empresas. Muito provavelmente não há área na companhia que tenha maior potencial de destravar ganhos rápidos e
consistentes para o negócio. Pensem estrategicamente. Pensem em Pricing e Revenue Management!

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