Precificação baseada em valor econômico

Artigo elaborado pelo sócio fundador da Quantiz – Frederico Zornig

Muito é falado sobre como precificar por valor, entretanto falar é diferente de fazer. Valor é percebido de forma diferente por cada cliente, sejam eles consumidores ou empresas. Na verdade, para consumidores, o valor percebido pode ser bastante subjetivo, podendo ser até incomum em alguns casos. Por outro lado, quando estamos fazendo negócios com empresas, o valor tende a ser mais objetivo e, portanto, mensurável de maneira mais estruturada. Inclusive, alguns autores denominam o valor para empresas de “Valor Econômico” em inglês conhecido como EVA (Economic Value Added), ou seja, o quanto o produto ofertado pode gerar de ganhos financeiros para o cliente. Sendo que este ganho pode ser obtido de várias formas, como por exemplo, redução de custos, melhoria de produtividade, maior giro de vendas, maiores margens etc.

Para estimarmos o Valor Econômico gerado precisamos nos comparar ao que chamamos de principal competidor. É fundamental escolher com quem estaremos nos comparando utilizando a visão do cliente. Ou seja, se for um lançamento de produto, qual alternativa está sendo utilizada pelo nosso potencial cliente. É errado comparar com o melhor produto do mercado, caso este não seja a principal escolha dos potenciais clientes. Além disso, temos que comparar atributos que geram benefícios mensuráveis. É impossível chegar a um valor econômico de algo que não tenha com ser medido em termos
monetários.

Definindo então atributos geradores de benefícios mensuráveis e com quem estamos nos comparando, podemos então dizer que a fórmula para definir o Valor Econômico é:

ValorprodutoA – PreçoprodutoA ≥ ValorProdutoConcorrente – PreçoProdutoConcorrente

A equação acima demonstra que para o Produto A ser comprado, o valor gerado por ele precisa ser maior que o valor gerado pelo produto concorrente. Ou, para deixar de outra forma, podemos escrever a fórmula da seguinte maneira:

PreçoProdutoA ≤ [ValorProdutoA – ValorProdutoConcorrente] + PreçoProdutoConcorrente

Desta forma, sabemos que o preço do Produto A precisa ser menor ou igual que a diferença de valor do Produto A em relação ao produto concorrente somado ao preço do produto concorrente. Existindo mais valor no Produto A, podemos assumir que este é o valor da diferenciação do Produto A em relação ao Produto concorrente. E o preço do produto concorrente passa a ser o preço de referência de mercado. Portanto, usando as definições acima, podemos reescrever a fórmula da seguinte maneira:

PreçoProdutoA ≤ Valor Diferencial Produto A + Preço Referência

Sendo que o Valor Economico Gerado é exatamente o equivalente à soma do Valor Diferencial mais o Preço de Referência:

VALOR ECONÔMICO (EVA) = Valor Diferencial Produto A + Preço Referência

Uma das principais considerações antes de sair usando a fórmula é que o EVA é o valor teórico máximo do produto, assumindo que a empresa que está vendendo o produto ficará com 100% do valor gerado, o que na prática, jamais ocorre, pois o cliente obviamente não teria nenhum ganho ao simplesmente pagar por todo o valor supostamente gerado. Por esta razão que na equação do Preço do Produto A o sinal é menor ou igual (≤), pois teremos que definir um preço abaixo do EVA, se quisermos ter algum êxito no mercado.

Outro aspecto que precisamos levar em conta é que o EVA poderá ser bastante distinto para cada segmento de cliente. Alguns atributos podem ser vistos como muito impactantes para alguns e pouco para outros, portanto, um dos segredos da aplicação do EVA é segmentar ao máximo sua base de clientes e identificar quais segmentos realmente valorizam seus diferenciais.

Para concluir, EVA é um poderoso argumento de vendas que permite sua equipe comunicar de forma objetiva e tangível seus diferenciais justificando o preço cobrado. Se sua empresa trabalha com maior qualidade, inovações, melhores serviços, entre outros diferenciais, cobrar pelo EVA pode ser uma alternativa bastante lucrativa.

Compartilhe

Publicações mais lidas

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.